Possibilidades Pedagógicas com o livro A menina que gostava do vazio ( com crianças)
![]() |
Ilustração: Laura Mocelin |
Possibilidades Pedagógicas para Trabalhar A Menina que
Gostava do Vazio
O livro A Menina que Gostava do Vazio, de Luh
Oliveira, oferece inúmeras oportunidades pedagógicas para abordar temas
relacionados à criatividade, poesia, natureza e desenvolvimento emocional. A
seguir, estão propostas para diferentes faixas etárias, sempre alinhadas ao
desenvolvimento integral da criança.
1. Educação Infantil (4 a 6 anos)
Objetivo: Estimular a imaginação, a expressão
artística e a conexão com a natureza.
- Oficina
de Arte: Castelos Imaginários
- Atividade:
Construir castelos com materiais diversos, como areia, massinha, argila
ou até recicláveis.
- Proposta:
Relacionar as cores usadas na construção com as cores do arco-íris
mencionadas no livro.
- Reflexão:
Conversar sobre o que elas imaginariam dentro de seus castelos e quem
seriam os personagens.
- Exploração
de Sons e Animais
- Atividade:
Identificar os animais mencionados no livro (cotovia, lagarta, formiga,
beija-flor, peixe) e explorar seus sons, características e habitats.
- Proposta:
Reproduzir os sons e criar histórias sobre esses animais ajudando na
construção de algo mágico.
- Roda
de Conversa: O que é Vazio?
- Proposta:
Perguntar às crianças o que elas acham que é o vazio e o que podemos
colocar nele.
- Objetivo:
Estimular o pensamento simbólico e o uso de metáforas.
2. Ensino Fundamental I (7 a 10 anos)
Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura, escrita
criativa e cooperação.
- Atividade
Literária: O Meu Vazio
- Proposta:
Escrever ou desenhar o que elas gostariam de colocar no vazio,
incentivando a criatividade.
- Reflexão:
Relacionar as ideias com as metáforas do livro, como construir castelos
ou plantar flores nas pedras.
- Criação
de Poesias: O Arco-Íris e Seus Despropósitos
- Atividade:
Após explorar as cores do arco-íris, criar pequenos versos ou poemas
associando sentimentos ou desejos a cada cor.
- Exemplo:
"O amarelo traz alegria, o azul me dá calmaria".
- Dramatização:
Construindo Castelos
- Proposta:
Encenar a história da menina, permitindo que as crianças assumam os
papéis dos personagens.
- Reflexão:
Incentivar a cooperação ao construir os “castelos” juntos.
- Ciências
e Natureza: Transformação da Lagarta
- Atividade:
Pesquisar sobre o ciclo de vida da borboleta.
- Proposta:
Fazer um paralelo com a transformação da menina e o sentido da vida
abordado no livro.
3. Ensino Fundamental II (11 a 12 anos)
Objetivo: Promover a reflexão crítica, o pensamento
poético e o entendimento de símbolos.
- Análise
Poética e Criação
- Atividade:
Ler o poema O menino que carregava água na peneira, de Manoel de
Barros, e compará-lo ao texto do livro.
- Reflexão:
Debater como os dois textos tratam a criatividade, os
"despropósitos" e o olhar infantil sobre o mundo.
- Proposta:
Incentivar os alunos a escreverem seus próprios poemas inspirados no tema
do vazio.
- Projeto
Interdisciplinar: Arte e Ciência
- Atividade:
Relacionar os elementos naturais da história (areia, arco-íris, animais)
com conceitos científicos.
- Proposta:
Explorar a formação do arco-íris, a biologia dos animais mencionados e os
fenômenos naturais, como o orvalho.
- Roda
de Filosofia: O que é o Sentido da Vida?
- Reflexão:
Discutir como a transformação da lagarta em borboleta ensina sobre
mudanças, crescimento e o tempo.
- Proposta:
Perguntar aos alunos o que eles entendem por “sentido da vida” e como
podemos criar algo belo no vazio.
- Atividade
Artística: Pintando o Vazio
- Proposta:
Criar pinturas ou colagens que expressem o conceito de vazio preenchido
com criatividade.
- Materiais:
Utilizar tintas, papéis coloridos, tecidos e outros recursos simbólicos.
Sugestões Gerais
- Conexão
com a Natureza: Realizar atividades ao ar livre, como observar nuvens,
construir castelos de areia ou cuidar de um pequeno jardim, para que as
crianças experimentem o lúdico no ambiente natural.
- Uso
da Música: Criar uma playlist ou trabalhar músicas que falem sobre
imaginação, sonhos e natureza.
- Exposição
dos Trabalhos: Organizar uma mostra literária e artística com os
poemas, desenhos e criações das crianças inspirados pelo livro.
Essas possibilidades pedagógicas não apenas desenvolvem
habilidades específicas como escrita e leitura, mas também ajudam as crianças a
explorar sentimentos, valorizar o imaginário e encontrar beleza nas coisas
simples.
Comentários