Mundo Encantado -Possibilidades Pedagógicas



Possibilidades Pedagógicas

Projeto: "Aventura de Ler: Descobrindo o Mundo Encantado"

Objetivo Geral:

Fomentar o gosto pela leitura e desenvolver a imaginação das crianças, explorando diferentes mundos e personagens por meio do livro Mundo Encantado. Através dessa atividade, as crianças serão estimuladas a entender o poder dos livros e sua capacidade de transportar para outras realidades.

Objetivos Específicos:

1.    Explorar o conceito de fantasia e imaginação a partir da leitura do livro.

2.    Estimular a expressão criativa e a oralidade, incentivando as crianças a criar suas próprias histórias e personagens.

3.    Desenvolver habilidades de leitura e interpretação, por meio de atividades relacionadas ao poema.

4.    Promover o trabalho em grupo, com dinâmicas de contação de histórias, debates e troca de experiências.

5.    Fomentar a reflexão sobre diversidade cultural e identidade, ao explorar diferentes personagens e mundos mencionados no poema.

Metodologia:

1.    Leitura do livro:

o   Iniciar a atividade com a leitura coletiva do livro. Após a leitura, realizar uma roda de conversa para que as crianças compartilhem suas primeiras impressões sobre o poema.

o   Discussão Guiada: Perguntar às crianças sobre o que elas acham dos mundos e personagens descritos no poema. Quais personagens gostariam de ser? Onde gostariam de viajar? Como imaginam esses lugares e figuras?

2.    Atividade 1: "Viagem Imaginária"

o   Objetivo: Estimular a imaginação das crianças para que criem seus próprios "mundos encantados" inspirados no poema.

o   Execução:

§  Cada criança escolhe um dos mundos ou personagens mencionados no poema (por exemplo, ser uma borboleta, esquilo, ou morar no céu) e, com papel e lápis de cor, cria uma representação visual do lugar ou da figura.

§  As crianças podem desenhar ou criar colagens sobre o que imaginam e depois apresentar seus mundos e personagens aos colegas.

o   Material necessário: Papel, lápis de cor, tesoura, cola, revistas (para recorte), tintas, pincéis.

3.    Atividade 2: "Eu Sou o que Quero Ser"

o   Objetivo: Explorar a identidade e a diversidade cultural através da interpretação e expressão corporal.

o   Execução:

§  Após ler novamente o trecho do poema em que o texto menciona "Posso ser rainha no castelo, ou ser vilã de um império", as crianças irão dramatizar cenas como as que imaginam a partir dessas figuras.

§  Formar duplas ou grupos pequenos e convidar as crianças a criar pequenas apresentações de suas “viagens imaginárias”, interpretando os personagens que escolheram (podem ser de qualquer mundo, como o céu, o mar ou um castelo). Elas podem incluir falas, gestos e figurinos improvisados.

o   Material necessário: Fantasias simples (pode-se usar lençóis, chapéus, ou roupas coloridas), adereços de papel.

4.    Atividade 3: "Escrita Criativa"

o   Objetivo: Desenvolver a escrita e a criatividade ao criar um final ou continuação do poema.

o   Execução:

§  As crianças serão convidadas a escrever (ou ditar, se necessário) um pequeno trecho de uma história sobre um dos personagens ou mundos que exploraram nas atividades anteriores. Elas podem criar aventuras para seus personagens ou mundos, usando sua imaginação e a estrutura do poema como inspiração.

§  A ideia é que cada criança produza algo único, mas ainda dentro do conceito de "aventura" e "fantasia".

o   Material necessário: Papel, lápis, borracha.

5.    Atividade 4: "A Grande Roda de Histórias"

o   Objetivo: Estimular a oralidade e a troca de experiências entre as crianças.

o   Execução:

§  Organizar uma roda de leitura, onde as crianças compartilham suas histórias, desenhos e personagens com os colegas. Elas podem também contar como se sentiram ao vivenciar o mundo dos livros e como a leitura pode levá-las a lugares diferentes.

§  Após a apresentação das histórias, os colegas podem fazer perguntas ou sugestões sobre as narrativas, criando um espaço de troca e diálogo.

o   Material necessário: Cadeiras dispostas em círculo, se necessário, recursos audiovisuais para registrar as histórias.

Avaliação:

·       Observação contínua durante as atividades práticas (desenhos, dramatizações, produções escritas).

·       Participação nas discussões sobre o poema e os diferentes mundos e personagens.

·       Reflexão final sobre o que cada criança aprendeu com a experiência de “viajar” através da leitura e da imaginação.

Encerramento:

No final da semana, as crianças podem apresentar uma "exposição de mundos encantados" para os pais e outros professores, onde exibirão seus desenhos, histórias e dramatizações, celebrando as aventuras que viveram durante o projeto.

Possíveis Parcerias:

·       Bibliotecas locais: Para enriquecer a atividade com empréstimos de livros relacionados ao tema fantasia e imaginação.

·       Voluntários: Pode-se convidar outros educadores ou até mesmo familiares para participarem das apresentações ou ajudar nas atividades.

Resultados Esperados:

·       Aumento do interesse e prazer pela leitura entre as crianças.

·       Desenvolvimento da criatividade e imaginação.

·       Maior compreensão de como os livros funcionam como portais para outras realidades.

·       Estímulo à diversidade e empatia ao conhecer diferentes culturas e personagens.

Esse projeto visa tornar a leitura uma experiência lúdica e encantada, com foco no prazer de explorar diferentes mundos através dos livros e na expressão criativa das crianças.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nem tudo

Poemeu