Mundo Encantado -Possibilidades Pedagógicas
Possibilidades
Pedagógicas
Projeto: "Aventura de Ler: Descobrindo o Mundo Encantado"
Objetivo
Geral:
Fomentar o gosto
pela leitura e desenvolver a imaginação das crianças, explorando diferentes
mundos e personagens por meio do livro Mundo Encantado. Através dessa
atividade, as crianças serão estimuladas a entender o poder dos livros e sua
capacidade de transportar para outras realidades.
Objetivos
Específicos:
1.
Explorar o conceito de fantasia e imaginação
a partir da leitura do livro.
2.
Estimular a expressão criativa e a oralidade,
incentivando as crianças a criar suas próprias histórias e personagens.
3.
Desenvolver habilidades de leitura e
interpretação, por meio de atividades relacionadas ao poema.
4.
Promover o trabalho em grupo, com
dinâmicas de contação de histórias, debates e troca de experiências.
5.
Fomentar a reflexão sobre diversidade
cultural e identidade, ao explorar diferentes personagens e mundos
mencionados no poema.
Metodologia:
1.
Leitura do livro:
o Iniciar
a atividade com a leitura coletiva do livro. Após a leitura, realizar uma roda
de conversa para que as crianças compartilhem suas primeiras impressões sobre o
poema.
o Discussão
Guiada: Perguntar às crianças sobre o que elas acham dos mundos e
personagens descritos no poema. Quais personagens gostariam de ser? Onde
gostariam de viajar? Como imaginam esses lugares e figuras?
2.
Atividade 1: "Viagem Imaginária"
o Objetivo:
Estimular a imaginação das crianças para que criem seus próprios "mundos
encantados" inspirados no poema.
o Execução:
§ Cada
criança escolhe um dos mundos ou personagens mencionados no poema (por exemplo,
ser uma borboleta, esquilo, ou morar no céu) e, com papel e lápis de cor, cria
uma representação visual do lugar ou da figura.
§ As
crianças podem desenhar ou criar colagens sobre o que imaginam e depois
apresentar seus mundos e personagens aos colegas.
o Material
necessário: Papel, lápis de cor, tesoura, cola, revistas (para recorte),
tintas, pincéis.
3.
Atividade 2: "Eu Sou o que Quero
Ser"
o Objetivo:
Explorar a identidade e a diversidade cultural através da interpretação e
expressão corporal.
o Execução:
§ Após
ler novamente o trecho do poema em que o texto menciona "Posso ser rainha
no castelo, ou ser vilã de um império", as crianças irão dramatizar cenas
como as que imaginam a partir dessas figuras.
§ Formar
duplas ou grupos pequenos e convidar as crianças a criar pequenas apresentações
de suas “viagens imaginárias”, interpretando os personagens que escolheram
(podem ser de qualquer mundo, como o céu, o mar ou um castelo). Elas podem
incluir falas, gestos e figurinos improvisados.
o Material
necessário: Fantasias simples (pode-se usar lençóis, chapéus, ou roupas
coloridas), adereços de papel.
4.
Atividade 3: "Escrita Criativa"
o Objetivo:
Desenvolver a escrita e a criatividade ao criar um final ou continuação do
poema.
o Execução:
§ As
crianças serão convidadas a escrever (ou ditar, se necessário) um pequeno
trecho de uma história sobre um dos personagens ou mundos que exploraram nas
atividades anteriores. Elas podem criar aventuras para seus personagens ou
mundos, usando sua imaginação e a estrutura do poema como inspiração.
§ A
ideia é que cada criança produza algo único, mas ainda dentro do conceito de
"aventura" e "fantasia".
o Material
necessário: Papel, lápis, borracha.
5.
Atividade 4: "A Grande Roda de
Histórias"
o Objetivo:
Estimular a oralidade e a troca de experiências entre as crianças.
o Execução:
§ Organizar
uma roda de leitura, onde as crianças compartilham suas histórias, desenhos e
personagens com os colegas. Elas podem também contar como se sentiram ao
vivenciar o mundo dos livros e como a leitura pode levá-las a lugares
diferentes.
§ Após
a apresentação das histórias, os colegas podem fazer perguntas ou sugestões
sobre as narrativas, criando um espaço de troca e diálogo.
o Material
necessário: Cadeiras dispostas em círculo, se necessário, recursos
audiovisuais para registrar as histórias.
Avaliação:
·
Observação contínua durante as atividades
práticas (desenhos, dramatizações, produções escritas).
·
Participação nas discussões sobre o poema
e os diferentes mundos e personagens.
·
Reflexão final sobre o que cada criança
aprendeu com a experiência de “viajar” através da leitura e da imaginação.
Encerramento:
No final da
semana, as crianças podem apresentar uma "exposição de mundos
encantados" para os pais e outros professores, onde exibirão seus
desenhos, histórias e dramatizações, celebrando as aventuras que viveram
durante o projeto.
Possíveis
Parcerias:
·
Bibliotecas locais: Para enriquecer a atividade
com empréstimos de livros relacionados ao tema fantasia e imaginação.
·
Voluntários: Pode-se convidar outros educadores
ou até mesmo familiares para participarem das apresentações ou ajudar nas
atividades.
Resultados
Esperados:
·
Aumento do interesse e prazer pela leitura entre
as crianças.
·
Desenvolvimento da criatividade e imaginação.
·
Maior compreensão de como os livros funcionam
como portais para outras realidades.
·
Estímulo à diversidade e empatia ao conhecer
diferentes culturas e personagens.
Esse projeto
visa tornar a leitura uma experiência lúdica e encantada, com foco no prazer de
explorar diferentes mundos através dos livros e na expressão criativa das
crianças.
Comentários